Imperdible número especial sobre Prevención cuaternaria en Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Luego de un gran trabajo colectivo, con el permanente soporte del equipo técnico de la revista y el liderazgo de Marc Jamoulle, ha sido publicado este número especial enteramente dedicado a la Prevención Cuaternaria. 


Las palabras de la prevención
Ha sido un ejemplo de cooperación internacional y una evidencia de que no estamos frente a un capricho, sino ante la necesidad de tener una actitud desde una perspectiva mas que necesaria en momentos de complejidades crecientes en el ejercicio de la práctica médica en el mundo entero.

El grito sale con entusiasmo desde la medicina familiar pero ya desborda fronteras profesionales y ha alcanzado el carácter de movimiento en el que están presentes usuarios, técnicos, profesionales, gestores, salubristas y políticos. 

¡MOVIMIENTO PREVENCIÓN CUATERNARIA !
Parte del Editorial de Armando Norman: 
A seção de artigos originais inicia a temática da P4 no campo da semântica com os artigos de Jamoulle et al. The words of prevention, part I: changing the model e The words of prevention, part II: ten terms in the realm of quaternary prevention. O primeiro artigo revisita os conceitos e definições das prevenções primária, secundária, terciária e quaternária destacando a necessidade de mudança de paradigma de uma perspectiva temporal-linear para uma perspectiva co-construtivista, fundamentada na relação com o outro. Já o segundo artigo, sinaliza para a necessidade da inclusão nas bases de dados científicas de termos importantes para o campo da medicina, tais como: sobrediagnóstico e sobretratamento, incidentalomas, sobrerrastreamento, desprescrição, sobremedicalização, entre outros. Alguns desses termos mereceram aprofundamento: Gómez Santana et al. discorrem sobre o uso criterioso da desprescrição como medida de prevenção quaternária; Pizzanelli define e aborda questões importantes relativas ao tema do sobrerrastreamento; e Mariño traz uma revisão sobre o tema dos incidentalomas e suas implicações na prática médica. Já Cardoso, discute e contextualiza o tema da medicalização (e sobremedicalização) e os desafios da prática da P4, visto que de certa forma, todos esses neologismos tem como base o excesso da prática e da extrapolação da ‘jurisdição’ médica. (continua)...

Comentarios

Entradas populares